GRUPO DE ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA (GECCIT)

Lider: Cristian Berrío-Zapata

Lider: Fernando de Assis Rodrigues

Ano de formação: 2016

REPERCUSSÃO: O grupo de pesquisa visa criar uma consciência crítica dentro das Ciências da Informação, identificando empiricamente o negligenciamento das problemáticas de poder e conflito no desenvolvimento das atividades de pesquisa e formação no estudo da tecnologia da informação. Como resposta a esta situação, propõe-se o desenvolvimento de pesquisa em áreas que prestem beneficio acadêmico e comunitário em termos de aportar conhecimento e criar espaços de formação crítica e atuante para os estudantes de todas as disciplinas que tenham a ver com informação, e criar pesquisa-ação que impulsione a autonomia dos cidadãos, e nivele as assimetrias de informação existentes em prol do bem-estar da comunidade e a democratização da distribuição e uso da informação. O projeto também busca formar um espírito cooperativo, de uso efetivo do conhecimento baseado na pesquisa e o trabalho teórico dentro de um marco ético, que lute pela construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

 

INFORMAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (GPINF)

Líder: Marise Teles Condurú

Líder: Maria do Socorro Almeida Flores

Ano de formação: 2015

REPERCUSSÃO: O grupo de pesquisa desenvolve estudos que contribuem para a reflexão teórico-metodológica da relação existente entre as instituições da sociedade produtora de informações, identificando e analisando as fontes de produção das informações que são pertinentes ao processo de organização e planejamento na área da gestão ambiental. Para isso, tem-se realizadas pesquisas com foco na obtenção, acesso e disponibilização da informação ambiental pelos produtores de informação, visando a transparência para subsidiar à tomada de decisão fundamentadas nas diversas Políticas Públicas Ambientais. Também são realizadas pesquisas de análise da qualidade da informação para o desenvolvimento de sistemas de informação, como instrumentos que propiciam o compartilhamento de informações diante da necessidade informacional dos diversos ambientes organizacionais.

MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO

Líder: Hamilton Vieira de Oliveira

Líder: Maria Izabel Moreira Arruda

Ano de formação: 2017

REPERCUSSÃO: O GP consta de programação de estudo e debates com base em livros, artigos científicos e eventualmente outros materiais bibliográficos. Resultou do grupo, até então a apresentação/publicação do trabalho PINHEIRO, A. L. ; OLIVEIRA, HV . TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO AOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB 2018, 2018, Londrina - PR. Anais. São produtos do grupo as orientações dos discentes do Mestrado em Ciência da Informação ICSA/UFPA Hellen Nascimento. A construção de comunidades visuais de aprendizagem no contexto da Educação à Distância. Gisela Danin. Evolução do uso de repositórios institucionais por discentes de educação à Distância da UFPA. Nara Santos. A leitura como instrumento de transformação social. Alexandre Lobo Pinheiro. MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA O ACESSO À LITERATURA TÉCNICO-CIENTÍFICA POR DISCENTES CEGOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

 

ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS

Líder: Franciele Marques Redigolo

Ano de formação: 2014

REPERCUSSÃO: Os estudos desenvolvidos por esse grupo de pesquisa estão relacionados à Organização e Representação Temática da Informação em diferentes ambientes informacionais, cujas abordagens teóricas, os processos e procedimentos de representação, os produtos, os instrumentos de organização do conhecimento e as políticas de representação encontram espaço privilegiado no universo das Unidade de Informação, uma vez que, é por meio dessas instituições que a CI e a Organização e Representação do Conhecimento se legitimam, a partir de de pesquisas voltadas para o crescimento teórico-conceituas e prático-metodológicos relacionadas ao TTI e suas variadas vertentes, podendo estar amparadas pelas Tecnologias da Informação. As atividades do grupo estão norteadas pelas seguintes linhas de pesquisa: Organização e Representação em Arquivos e Bibliotecas aspectos práticos e metodológicos e aspecto histórico-conceituais.

 

ARQUIVOLOGIA E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Líder: Renata Lira Furtado

Ano de formação: 2019

REPERCUSSÃO: O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à Competência em Informação (CoInfo) aplicada à Arquivologia e à profissão do Arquivista, considerando que estes representam um ambiente de inserção dos preceitos da CoInfo, tendo em vista a relevância da área no contexto da informação e sua representatividade na sociedade e a aquisição de elementos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades que serão válidas tanto no âmbito pessoal, como no âmbito profissional em relação às atividades desempenhadas e que refletem diretamente no Arquivo enquanto instituição social. A consolidação desse grupo de pesquisa é resultado da tese "A Competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada" (FURTADO, 2019) e de pesquisas realizadas entre os anos de 2015-2018 que resultaram em artigos (4) e publicações em anais de eventos nacionais (3) e orientação de trabalhos de conclusão de curso (4).