O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2016, como curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação.

O campo da Ciência da Informação estuda as propriedades e o comportamento da informação, as forças que regem seu fluxo, e o meio de processá-la para melhorar seu acesso e uso.

Neste contexto, a proposta do PPGCI objetiva a formação e capacitação de profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca do desenvolvimento e aplicação do conhecimento.

A criação do Programa vem atender a demanda de profissionais e técnicos da Região Amazônica por cursos stricto sensu na área da Ciência da Informação que, por falta de oportunidades, acabavam por buscar formação em outras regiões ou países. Nesse sentido, o PPGCI contribuirá para a difusão da formação e pesquisa em nível de pós-graduação na área, além de aprimorar o enfoque e a discussão de problemas e de soluções no âmbito da organização, mediação e do uso da informação na Região Amazônica.

Atualmente o Programa se estrutura a partir da Área de Concentração “Gestão da Informação e Organização do Conhecimento” e de duas Linhas de Pesquisa: “Mediação e Uso da Informação” e “Organização da Informação”. O corpo docente é formado por dez professores, sendo oito permanentes e dois colaboradores.