Área de Concentração: Gestão da Informação e Organização do Conhecimento

Compreende-se a informação como recurso estratégico à concepção e melhoria de processos, produtos e serviços nos contextos cultural, educacional, econômico e social. Destina-se a realização de estudos e pesquisas voltados à organização, mediação e uso da informação e do conhecimento, na perspectiva de atender às necessidades informacionais dos agentes individuais e coletivos.

 

Linha de Pesquisa:

Mediação e Uso da Informação

A mediação é compreendida como uma ação de interferência realizada pelos profissionais da informação, no sentido de promover a apropriação e uso da informação pelos sujeitos sociais em instituições como educação, cultura, ciência e tecnologia. Destina-se a realização de estudos teóricos e aplicados sobre disseminação, transferência e mediação da informação. Abrange pesquisas em: informação científica, cultural e social; comportamento informacional; leitura; competência em informação; uso da informação nos diversos espaços informacionais da governança, dos setores produtivos e de interesse da sociedade.

 

Linha de Pesquisa:

Organização da Informação

Considera-se a informação registrada, socializada e institucionalizada como fundamento básico para a construção do conhecimento no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se o desenvolvimento de referenciais teóricos e aplicados acerca da organização da informação. Aborda-se a organização da informação e do conhecimento nos processos de representação, análise, síntese, recuperação, acesso, identificação das informações científicas e orgânicas, nas relações interdisciplinares com a linguística, comunicação, administração e ciência da computação. Tem-se como finalidade a elaboração de metodologias e teorias aplicadas aos instrumentos, processos e produtos da Ciência da Informação.