Nacional

As cooperações do PPGCI com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), objetivam a interação do conhecimento local, destacando-se o reconhecimento e importância dessas duas instituições relacionadas à Ciência da Informação, sendo fundamental ao acesso de novas metodologias, técnicas e processos que envolvem tanto os aspectos sociopolíticos quanto os tecnológicos da informação, bem como na reflexão interna das alternativas disponíveis de aplicação no fluxo informacional em função das demandas da Região Amazônica.

Tipo: Colaboração de Ensino e Pesquisa

Cooperações com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e com a Universidade Estatal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

ENSINO

As seguintes disciplinas são ministradas por docentes do IBICT e a UNESP, em cooperação com o PPGCI da UFPA

  1. CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E CIENTÍFICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IBICT)
  2. ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: AS INTERFACES (UNESP)
  3. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: INSTRUMENTOS DE REPRESENTAÇÃO (UNESP)
  4. LINGUAGEM E DISCURSO EM FACE À ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (UNESP)
  5. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SUSTENTABILIDADE (IBICT)
  6. MÉTRICAS APLICADAS EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO (UNESP)

 

PESQUISA

Projeto “Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”, que visa criar redes de cooperação sensibilizadas com as implicações socioeconômicas, culturais, políticas e tecnológicas relacionadas com esta problemática, no seu sentido mais amplo, entre a Região Norte (UFPa) e a Região Sudeste (Unesp e o IBICT/UFRJ), representadas por seus programas de pós-graduação, líderes no campo da Ciência da Informação (CI) no Brasil. Participam do projeto o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp/Marília, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ, e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPa. A imagem da palestra da professora Mariângela Spotti Lopes Fujita no 24 de abril de 2018, no final da disciplina de ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: INSTRUMENTOS DE REPRESENTAÇÃO.

 

 EXTENSÂO

O projeto "Arquivo do Observatório Magnético de Tatuoca: preservação e digitalização de dados do registro físico gerado entre1957 e 2007", em associação entre o PPGCI, a Faculdade de Arquivologia (FAARQ UFPA), o Instituto de Geociências (IG UFPA), e o Observatório Nacional (ON Brasil), busca organizar e preservar sob técnicas arquivísticas científicas o registro físico do Arquivo do Observatório Magnético da ilha de Tatuoca, gerado no período compreendido entre 1957 e 2007, para sua posterior digitalização, sob os requerimentos técnicos indicados pela Faculdade de Geofísica, o Observatório Nacional, e a Rede de Observatórios Mundiais.

 

Internacional

A cooperação do PPGCI com as universidades estrangeiras, visa promover a troca de conhecimento e culturas entre pesquisadores, grupos e instituições, o intercambio de professores e discentes, e a ação conjunta em projetos de interesse global.

Tipo: Colaboração de Ensino e Pesquisa

Universidade de York, Inglaterra

A Universidade de York colabora com o PPGCI  da UFPA por meio do projeto "I KnowFood - Integrating Knowledge for Food Systems Resilience", impulsionado pelo N8 AgriFood Project e o Global Food Security Fund on Food System Resilience. Esse projeto de articula ao projeto “Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”, para promover a troca de conhecimento e desenvolvimento de parcerias e projetos para a promoção da sustentabilidade efetiva na governança das cadeias globais de valor, por meio de fluxos de informação e conhecimento local/global sobre cadeias de valor agro-alimentares na Amazônia. Com esse objeto foi desenvolvido o primeiro evento conjunto da UFPA e a Universidade de York, "I Know Food Workshop", no 18 de fevereiro de 2019.

 

 

 

Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia

O PPGCI da UFPA tem um convenio de cooperação com esta universidade, através da sua faculdade de Ciencia de la Información y Bibliotecología, tanto a respeito da integração de docentes e discentes nas diferentes atividades de ensino e pesquisa, como na participação do projeto da “Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”. Como evento inicial desta parceria, a palestra do Dia do Bibliotecário na Pontifícia Universidad Javeriana, foi proferida no dia 21 de março de 2019 em Bogotá pelo professor Cristian Berrío Zapata do PPGCI.

 

 

 

Universidade de Porto, Portugal

O PPGCI da UFPA tem um convenio de cooperação com esta universidade, através do seu Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras, tanto a respeito da integração de docentes e discentes nas diferentes atividades de ensino e pesquisa, como na participação do projeto da “Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”. Neste contexto, o professor Armando Malheiros da Universidade de Porto proferiu uma palestra sobre a relação entre as Ciências da Documentação e a Informação e a sustentabilidade no 5 de setembro de 2019 na em Belém.