Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias 

 

Área de Concentração: Gestão da Informação e Organização do Conhecimento

 

PPGCI0001 Métodos de Pesquisa Aplicados as Ciências Sociais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Metodologias de pesquisa aplicada as ciências sociais. Enfoques de pesquisa aplicados a Ciência da informação. Métodos, técnicas e instrumentos predominantes. Fundamentos as pesquisas (teórico e práticas). Oficina de elaboração e discussão de projetos. Contribuir para a reflexão sobre as condições de produção e apropriação do conhecimento científico, por meio da problematização, sistematização e elaboração teórica de projetos em andamento na perspectiva da Ciência da Informação e relações interdisciplinares.

PPGCI0002 Constituição Histórica e Científica da Ciência da Informação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Antecedentes da Ciência da Informação: documentação e documentos. As ideias e ações de Paul Otlet e pioneiros da área. A Ciência da Informação nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética. Principais marcos da emergência da área: cursos, sociedades científicas, eventos e periódicos. Conceitos de Informação e sua evolução no tempo. A constituição epistemológica da Ciência da Informação e sua interdisciplinaridade. Conceitos de disciplina, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Responsabilidade social e ética da Ciência da informação. A Sociedade da Informação, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as transformações na área. Novas questões: acesso aberto/livre à informação científica e dados abertos ou dados de pesquisa na ciência aberta.

PPGCI0012 Dissertação de Mestrado (12 créditos, 180 horas)

Ementa: Desenvolvimento da dissertação de Mestrado.


PPGCI0013 Atividades Complementares (12 créditos, 180 horas)

Ementa: Desenvolvimento das atividades complementares.


PPGCI0014 Qualificação de Mestrado (12 créditos, 180 horas)
Ementa:Desenvolvimento do documento de qualificação.

 

2. Disciplinas optativas 

 

PPGCI0003 Tecnologias de Informação e Comunicação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Tecnologias de Informação e Comunicação no enfoque da Ciência da Informação. Organização, processamento e transferência da informação. Redes digitais de comunicação, serviços de informação digitais seus produtos. Canais de comunicação eletrônicos, a comunicação científica em periódicos impressos e eletrônicos. Redes de interação social e redes de informação. Principais modelos e mecanismos utilizados para descrição, armazenamento, recuperação e disseminação de informações em bibliotecas digitais, bancos e bases de dados na web e a web semântica. Aplicação das tecnologias da informação na construção de catálogos eletrônicos de bibliotecas digitais e de repositórios institucionais. Arquivos Abertos e a interoperabilidade entre os sistemas de informação.

PPGCI0004 Redes e Sistemas de Recuperação da Informação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Informação. Sistema. Teoria Geral de Sistemas (TGS). Redes e Sistemas de informação. Conceitos e componentes básicos. Etapas do planejamento de redes e sistemas: diagnóstico e estudos de necessidades e demandas da informação. Avaliação de sistemas de recuperação da informação: atributos de qualidade da informação. Repositórios institucionais, bibliotecas digitais e bibliotecas virtuais.

PPGCI0005 Organização e Representação da Informação: as interfaces (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Tendo como base as relações de interface entre a Linguística e a Linguagem Documental, parte-se de uma visão histórica do surgimento dos estudos linguísticos para se compreender o surgimento da Linguística Moderna. Na sequência, detalham-se alguns dos principais teóricos (Saussure, Benveniste, Chomsky) para se ter um panorama do desenvolvimento da Linguística nos últimos cem anos. Por fim, partindo-se dos estudos dos elementos de Organização e Representação do Conhecimento, buscar-se-á evidenciar os elementos linguísticos presentes nas ontologias, tesauros, linguagem documental, bem como nos sistemas de representação, como o intuito de se finalizar com uma reflexão sobre os estudos da Linguística Documental e sua contribuição para a Organização e Representação do Conhecimento.

PPGCI0006 Organização do Conhecimento: instrumentos de representação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Organização e representação do conhecimento. Processos documentários: análise documental e síntese documental. Linguagens documentais: instrumentos de representação. Produtos documentários.

PPGCI0007 Mediação em Ambientes Multimídias (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O profissional da informação e a mediação dos livros às redes. Busca, seleção, compreensão e apropriação da informação em ambiente multimídia. Leitores midiáticos e hipermidiáticos. Leitura social e o incentivo à leitura. Nativos digitais, comportamento e competência informacional. Mediação na produção e disseminação da informação digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a desintermediação.

PPGCI0008 Linguagem e Discurso em Face à Organização do Conhecimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A linguística é uma área do conhecimento que possui relações profundas com a ciência da informação e a organização do conhecimento especialmente no que se refere ao tratamento temático da informação e nas atividades de representação da informação científica e orgânica, porém, além de abordagens metodológicas, a linguística é chave para a compreensão dos fenômenos teóricos da Ciência da Informação. Neste sentido, essa disciplina visa dar ao suporte no estudo e compreensão dos principais teóricos da linguística como Saussure, Chomsky, Bakhtin e a partir deste suporte possibilitar a aplicação de teorias linguísticas na Ciência da Informação e organização do conhecimento, especialmente ao que se relacionam as relações entre linguagem e discurso. Por fim, partindo-se dos estudos dos elementos de Organização e Representação do Conhecimento, busca evidenciar os elementos linguísticos e terminológicos presentes nos instrumentos de organização e representação do conhecimento.

PPGCI0009 Informação, Sociedade e Cidadania (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Competência em informação, leitura e inclusão social. Sistemas de informação para o exercício qualificado da cidadania. O papel social das bibliotecas públicas e comunitárias. Informação e transparência na administração pública. A informação e a qualidade do processo educativo. Políticas públicas de leitura e acesso à informação no contexto das políticas culturais. Acesso e uso da informação por integrantes organizações sociais.

PPGCI0010 Estudos Avançados em Arquivologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Análise sobre os princípios, métodos e técnicas da Arquivologia contemporânea. Estudo da natureza e função dos Arquivos e do documento arquivístico. Estudo de usuários: necessidade e usos da informação em arquivos. Aspectos profissionais e técnico-científicos da Arquivologia. Construção epistemológica da área. Relações interdisciplinares. Gestão de documentos e de instituições arquivísticas. Legislação e políticas públicas arquivísticas.

PPGCI0011 Comunicação Científica e Tecnológica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os primórdios da comunicação científica. Canais de comunicação e informação em diferentes contextos. Os periódicos científicos. Distinção entre comunicação científica e divulgação científica. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) e o processo de transformação da comunicação científica. Comunicação Científica no Brasil.

PPGCI0017 - Tópicos Especiais (1 crédito, 15 horas)

Ementa:Oferta de disciplinas variadas de professores visitantes.

PPGCI0018 - Tópicos Especiais (2 créditos, 30 horas)

Ementa:Oferta de disciplinas variadas de professores visitantes.

PPGCI0019 - Tópicos Especiais (4 créditos, 60 horas)

Ementa:Oferta de disciplinas variadas de professores visitantes.

PPGCI0020 Métricas aplicadas em produção e Organização da Informação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Propõe-se a apresentar recursos e procedimentos metodológicos para avaliar a produção de informação nas diversas áreas do conhecimento, para que se possa visualizar o comportamento da ciência, utilizando-se análises qualitativas e quantitativas, por meio de indicadores métricos e procedimentos estatísticos e computacionais.

PPGCI0021 Informação, conhecimento e sustentabilidade socioambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As origens da crise socioambiental na perspectiva histórica, ética e cultural da relação homem-natureza e dos marcos da ecologia. As noções de crescimento/desenvolvimento econômico e os limites naturais. Causas e Impactos do Antropoceno. Ciência e tecnologia em tempos de Antropoceno. O oximoro desenvolvimento sustentável e as armadilhas da economia verde. Informação, desinformação e lobbies nas questões socioambientais. Sociedade de informação e de Baixo Carbono. Sociedade da desconfiança e as certificações (comércio justo, orgânicos e de origem geográfica). O consumismo/produtivismo e suas implicações ecológicas. Equidade e justiça no acesso aos recursos da natureza. Os desafios e impasses do desenvolvimento humano e as novas formas de mobilização representação democráticas. Pensar o Brasil do ponto de vista das relações do Sul Global e Norte Global, implicando num deslocamento em relação ao modo de formular e estruturar as questões a serem consideradas fora da episteme eurocêntrica e sua racionalidade. As políticas de meio ambiente e a governança internacional (Acordo de Paris 2015 – Objetivos do desenvolvimento Sustentável Nova York 2015 - Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável). Ciclo de vida do produto, economia circular. Inovação, sustentabilidade ambiental, ecoinovações.