Orientador:    MARISE TELES CONDURU
Local:    Belém
Data:    30/08/2019

Título: REPOSITÓRIOS E CURADORIA DIGITAL: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Estudo sobre a Curadoria Digital que surge como forma de implementar ações para o gerenciamento ativo da informação digital, promovendo práticas curatoriais por meio do modelo de ciclo de vida do objeto digital visando a manutenção, preservação e, agregando valor aos dados ao longo do ciclo. Em razão disso, os materiais digitais mantêm sua confiabilidade, autenticidade, integridade e usabilidade, tendo em vista o acesso corrente e futuro. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é contribuir sobre a temática da curadoria digital para melhor desenvolvimento de repositórios de universidade federais. Como objetivos específicos tem-se: a) investigar na literatura da Ciência da Informação sobre o movimento de acesso aberto à informação, repositórios institucionais e curadoria digital; b) mapear as universidades federais que possuem repositórios institucionais e adotam a curadoria digital; c) analisar o modelo de Curadoria Digital do DCC para aplicação nas universidades brasileiras investigadas e que ainda não o adotem. Como Metodologia, a pesquisa é apontada como bibliográfica, documental, descritiva e estudo de caso múltiplo. O método científico proposto é o Método hipotético-dedutivo. Utilizando-se como técnica, a de observação direta extensiva e como instrumento de coleta de dados, o questionário.

Palavras-chave: Curadoria Digital. Repositórios Institucionais - Curadoria Digital. Bibliotecas Universitárias - Curadoria Digital.

Digital Curatorship emerges as a way to implement actions for the active management of digital information, promoting curatorial practices through the digital object lifecycle model aiming at maintaining, preserving and adding value to data throughout the cycle. As a result, digital materials maintain their reliability, authenticity, integrity and usability for current and future access. Therefore, the general objective of this paper is to contribute on the theme of digital curation for better development of federal university repositories. The specific objectives are: a) to investigate in the Information Science literature about the open access to information movement, institutional repositories and digital curation; b) map federal universities that have institutional repositories and adopt digital curation; c) analyze the DCC Digital Curation model for application in the Brazilian universities investigated and not yet adopted. As Methodology, the research is pointed as bibliographic, documentary, descriptive and multiple case study. The proposed scientific method is the hypothetical-deductive method. Using the technique of extensive direct observation and as a data collection instrument, the questionnaire.

MARISE TELES CONDURU    UFPA    Presidente
CRISTIAN BERRIO ZAPATA    UFPA    Interno