Orientador:    FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Local:    CETIC
Data:    16/09/2019
Hora:    09:00
Tipo da banca:    QUALIFICAÇÃO

Título: A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DA REDE NORTE (NORTE/RIAA): UMA ANÁLISE A PARTIR DA INDEXAÇÃO

Resumo
Os repositórios institucionais fazem parte de uma política mundial de acesso aberto à informação científica, a qual nasceu com o intuito de ampliar a visibilidade, tanto de instituições, quanto de seus pesquisadores, baseando-se na filosofia do open acess. A Rede Norte de Repositórios Institucionais (NORTE/RIAA) nasceu neste contexto, visando contribuir com a visibilidade da comunicação científica da Amazônia, por meio de suas instituições de ensino e pesquisa. É uma rede com extenso volume de informações armazenadas, o que dificulta a organização do conhecimento para posterior recuperação. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo geral colaborar com discussões para a área de Organização do Conhecimento a partir de reflexões sobre a Indexação em repositórios institucionais da Norte/RIAA, tendo como objetivos específicos: estudar os conceitos de organização do conhecimento e de indexação em repositórios digitais institucionais; investigar o processo de indexação realizado nos repositórios da Norte/RIAA, por meio de questionário e diagnosticar os padrões de representação pela indexação, adotados nas Instituições da Norte/RIAA. Diante disto, a pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem mista (qualitativo e quantitativo). Tendo como método o estudo de caso múltiplos, pois serão analisadas as instituições que compõem a Norte/RIAA. O universo da pesquisa serão todas as treze 13 Instituições que fazem parte da Rede. Quanto ao instrumento de coleta de dados será utilizado o questionário semiestruturado, o qual será aplicado por meio do formulário do google docs, tendo perguntas abertas (ou livres) e fechadas (dicotômicas), baseando-se nas teorias de indexação de Lancaster (2004) e Dias e Naves (2013) na política de indexação de Rubi (2008, 2009), Fujita e Gil Leiva (2009), Fujita (2016) e Fujita et al. (2016) e também nas diretrizes de construção para repositórios institucionais de Leite (2009), Leite et al. (2012), Sayão e Marcondes (2009) e tendo o modelo do instrumento adaptado de Gomes (2015).

Palavras-chave: Representação temática - Repositórios. Indexação - Repositórios. RedeNorte de Repositórios Digitais - Indexação.

Membros da Banca
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO    UFPA    Presidente
MARISE TELES CONDURU    UFPA    Interno
CÉLIA REGINA SIMONETTI BARBALHO    UFAM    Externo à Instituição