Orientador:    HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Co-Orientador:    FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Local:    FABIB - Sala 4
Data:    09/09/2019

Título: A APLICABILIDADE DO INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS E A REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL: O CASO DO AUTO DO CÍRIO EM BELÉM/PA.

Título em Inglês: THE APPLICABILITY OF THE NATIONAL INVENTORY OF CULTURAL REFERENCES AND THE REPRESENTATION OF INTANGIBLE HERITAGE: THE CASE OF THE AUTO OF THE CÍRIO IN BELÉM/PA.

O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é o método elaborado e utilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o registro do Patrimônio Imaterial no Brasil desde 2000. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade deste método no espetáculo Auto do Círio, tanto nos produtos do INRC – Círio de 2004, quanto no espetáculo a ser realizado em 2019. Através da análise comparativa dos termos representativos conseguidos através da aplicação de questionários e entrevistas com os participantes diretos ou não do Auto do Círio.

Palavras-chave: Patrimônio; Documentação; Círio; INRC

The National Inventory of Cultural References (INRC) is the method developed and used by the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN) for the registration of Intangible Heritage in Brazil since 2000. This research aims to analyze the applicability of this method in the Auto do Círio, both in the products of INRC - Círio 2004, and in the show to be held in 2019. Through the comparative analysis of the representative terms obtained through the application of questionnaires and interviews with the direct or not participants of the Auto do Círio.

HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA    UFPA    Interno
MARISE TELES CONDURU    UFPA    Interno