Orientador:    HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Local:    FABIB - Sala 4
Data:    20/08/2019

Título: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE O INCENTIVO À LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ALENQUER - PARÁ.

Título em Inglês: THE PERCEPTION OF THE SCHOOL COMMUNITY ABOUT ENCOURAGING READING IN PUBLIC ELEMENTARY SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF ALENQUER – PARÁ.

Estudo descritivo sobre projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas na cidade de Alenquer-PA. A pesquisa tem como objetivo geral verificar a atuação de bibliotecas no processo educativo de crianças e adolescentes nas escolas públicas de ensino fundamental localizadas no município de Alenquer, tendo como referência projetos de incentivo à leitura e seus impactos na comunidade escolar (discentes, professores, famílias, comunidade). Os objetivos específicos são: Identificar a existência de bibliotecas escolares no ensino fundamental no município de Alenquer; Realizar um mapeamento e análise das ações voltadas para o incentivo à leitura nas escolas locais; Analisar os impactos e ou transformações decorrentes deste trabalho para gerar novos conhecimentos sobre o tema da formação de leitores na região, visando auxiliar novas experiências e a formulação de políticas voltadas para o incentivo à leitura, contextualizando-as no cenário atual da educação pública nacional. Trata-se de pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo.

Palavras-chave: Leitura; Formação de leitor; Projetos de leitura.

A descriptive study on reading projects developed in public schools in the city of Alenquer-PA. The research has as general objective to verify the performance of libraries in the educational process of children and adolescents in public elementary schools located in the municipality of Alenquer, with reference to projects to encourage reading and its impact on the school community (students, teachers, families , community). The specific objectives are: To identify the existence of school libraries in elementary education in the municipality of Alenquer; Carry out a mapping and analysis of actions aimed at encouraging reading in local schools; To analyze the impacts and / or transformations resulting from this work to generate new knowledge about the theme of reader training in the region, aiming at helping new experiences and the formulation of policies aimed at encouraging reading, contextualizing them in the current scenario of national public education. It is an exploratory research in which a case study will be carried out, with theoretical contributions of the bibliographical survey and field research with data collection instruments through interviews and documents that may subsidize the study.

HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA    UFPA    Presidente
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO    UFPA    Interno