Orientador:    THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
Local:    PPGCI
Data:    29/08/2019

Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTOORGANIZACIONAL DA BIBLIOTECA CENTRAL LOURENÇOJOSÉ TAVARES VIEIRA DA SILVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O objetivo geral é aplicar o instrumento para diagnóstico de GC em BUs proposto por Castro (2005) na biblioteca central Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Os objetivos específicos são construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, identificar as iniciativas e práticas de GC na biblioteca central da UFRA e propor formas para a GC. Discorre sobre a constituição da GC até chegar no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Conceitua a GC e explicita ainda os modelos de GC em organizações, ferramentas de mensuração da GC e os processos de compartilhamento e socialização do conhecimento. Discorre sobre as Bus como organizações do conhecimento, processos essenciais e a conceituação de GC em BUs. Realiza o levantamento dos estudos existentes sobre GC em BUs e seus resultados. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e se utiliza ainda a pesquisa qualitativa. Quanto ao objetivo se caracteriza como exploratória e também é um estudo de caso, pois analisa a GC no contexto da BLJTVS.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Socialização doconhecimento. Gestão do conhecimento - Bibliotecas universitárias.

THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS    UFPA    Presidente
MARISE TELES CONDURU    UFPA    Interno