Orientador:    FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Co-Orientador:    THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
Co-Orientadores Externos:    Thiago Henrique Bragato Barros (UFPA/FARQ)
Local:    CETIC
Data:    19/09/2019

Título: USO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS NO CONTEXTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Apresenta um estudo sobre o uso das linguagens documentárias no contexto de repositórios institucionais universitários da Região Norte do Brasil. Traz uma conceituação sobre Organização do Conhecimento e os caminhos que ela traça para a elaboração de linguagens documentárias, assim como as características e principais tipos destas. Traça um panorama sobre o movimento Acesso Livre, a crise dos periódicos tradicionais e a busca por mais liberdade no acesso a textos científicos, contexto sob o qual desenvolveram-se os repositórios. Demonstra a adesão ao movimento acesso livre e as primeiras ações em seu favor ao redor do mundo e no Brasil, como as ações de incentivo de pesquisadores e órgãos governamentais. Reflete sobre a importância da utilização de linguagens documentárias na padronização de termos representativos de documentos disponibilizados em repositórios institucionais universitários, assim como os métodos e instrumentos que serão utilizados para obter os dados e responder a questão norteadora da pesquisa.

Palavras-chave: Indexação. Representação do conhecimento (Teoria da informação). Repositórios institucionais - Brasil, Norte.

FRANCIELE MARQUES REDIGOLO    UFPA    Presidente
MARISE TELES CONDURU    UFPA    Interno