Orientador:    HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Co-Orientador:    CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Co-Orientadores Externos:    Cristian Berrío Zapata (UFPA/FARQ)
Local:    Belém
Data:    16/09/2019

Título: A exclusão de gênero em ciência e tecnologia, na perspectiva da Ciência da Informação: estudo de caso na Universidade Federal do Pará.

Título em Inglês: Gender exclusion in science and technology, from the perspective of Information Science: a case study at the Federal University of Pará.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a existência do fenômeno da exclusão de mulheres na ciência e tecnologia, especificamente nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (do acrônimo em inglês, STEM), na Universidade Federal do Pará. Na Sociedade da Informação, herdeira das características patriarcais da Europa Vitoriana, as mulheres são excluídas da ciência e tecnologia. Suas realizações em ciência e tecnologia são esquecidas ou desvalorizadas, sua entrada nos círculos acadêmicos foi dificultada e assim, na ausência de figuras icônicas e com poder nestas áreas, a baixa representatividade feminina em STEM se recicla, principalmente na área da computação que é considerada um domínio masculino.  Tanto o afastamento educacional como a limitação do desenvolvimento profissional das mulheres em ciências e tecnologia contribui significativamente para a criação da exclusão digital de gênero. A metodologia desta pesquisa será de Estudo de Caso, utilizando como ferramentas a análise documental e estatística para verificar os indícios da existência desse fenômeno com suas complexidades na Universidade Federal do Pará. O estudo da exclusão de gênero em ciência e tecnologia se justifica na Ciência da Informação, pelo impacto social que têm na popularização e desenvolvimento de conhecimento científico, e de competências tecnológicas e cientificas avançada na população.

Palavras-chave: TIC. Exclusão de mulheres. Ciência e Tecnologia. Competência tecnológica. Competência informacional.

This research investigates the existence gender exclusion in science and technology, specifically in the areas of STEM (science, technology, engineering and mathematics), at the Federal University of Pará. In the Information Society, heir to the patriarchal characteristics of Victorian Europe, women are excluded from science and technology. Her achievements in science and technology are forgotten or undervalued; her entry into academic circles has been hampered, and thus, in the absence of iconic and powerful figures in these areas, the low female representation in STEM is recycled, especially in the area of computing, that is considered a male domain. Both the educational detachment and the limitation of women's professional development in science and technology contribute significantly to the creation of this gender divide. This research is a Case Study, using documentary and statistical analysis to verify evidence of gender exclusion in STEM courses at the Federal University of Pará. The study of gender exclusion in science and technology is justified in Information Science, due to the social impact it has on the popularization and development of scientific knowledge, and advanced technological and scientific skills in the population.

Keywords: ICT. Exclusion of women. Science and technology. Digital competence. Informational competence.

HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA    UFPA    Presidente
MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS SANCHES UFPA    Externo ao Programa